terça-feira, 5 de agosto de 2008

Maaaais um pouquinho de Portugal...

27-07-2008
Hoje fui ao aniversário da minha prima Filipa, aqui na Vila de Avanca. Foi sensacional, há muito e muito tempo não sentia o que era um ambiente realmente familiar. Sinto uma atração muito grande por Portugal como país e agora como um berço familiar também.
Antes disso fomos à missa. Não me considero católico, apesar de ter sido batizado, mas respeito as tradições da minha família e participo delas sem faltar com o respeito que merecem.
Foi o primeiro padre que disse algo que eu realmente admirei. Mas isso é outra história.

28-07-2008
Bom, passei o dia visitando a Vila de Avanca, terra da minha família por parte de avô paterno. À noite fomos jantar em Ovar, na casa da prima Patrícia e do marido João, um cara muito bacana. Repito, as pessoas são tão agradáveis por aqui que até assusta.
Tomei vinho pra cacete e nem parece que faz tanto tempo que corria pelas ruas de Avanca nas férias com as primas, quando éramos crianças. Cronologicamente falando, é claro.

29, 30 e 31-07-2008
Esses foram dias corridos. Fomos eu e minha mãe de comboio (trem) para Lisboa passar 3 dias. Ficamos na hospedaria da Santa Zita, um lugar administrado por freiras que é muito confortável e simples, com preço acessível para nós.
Não vou aborrecer quem está lendo ao descrever tudo, pois fizemos muitas coisas. Mas visitamos o oceanário, a torre e ponte Vasco da Gama, teleférico do parque das nações (onde foi a famosa expo 98), Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Monumento ao Infante, CCB, Praça do Rossio e bairro do Chiado (freqüentado por Fernando Pessoa, inclusive fomos ao café “A brasileira”, o qual o próprio costumava ir). Ainda esticamos a regiões próximas, como Cascais (praia) e Sintra (Palácio de Sintra, Palácio da Pena, Centro histórico).
As 19:30 do dia 31 pegamos o comboio para o Porto, chegamos lá quase 23h e fomos para a casa de uma prima. Ficamos conversando até umas 3h da manhã.

01 e 02-08-2008
Vimos a parte da família da minha avó materna, inclusive gente que eu nunca tinha visto (a última vez que estive aqui foi há 15 anos).
Ainda visitamos casas de antepassados meus, o parque de Serralves (aonde havia uma exposição sobre o Manoel de Oliveira, cineasta português, com coisas muito, muito interessantes, procurarei filmes dele) e as caves (lugares aonde fazem o vinho do Porto. Fomos a Taylor’s e degustamos vinhos do Porto tintos e brancos).
As pessoas estão sendo sensacionais aqui (sei lá quantas vezes vou repetir isso).
Às 19:06 pegamos o Comboio pra Avanca. Isso merece menção: tudo aqui é precisamente cronometrado. Se um comboio está marcado pra sair as 19:06, ele sairá 19:06.
À noite fomos dormir no apartamento da praia da Torreira (Que está lindo! Muito aconchegante).

03-08-2008
Passeei pelas praças e praia, tomei um fino (chopp) no pub Sardinas, sobre a areia da praia.
O almoço foi sensacional (como sempre)!
Mais tarde fomos para Avanca.

Sei que estou sendo chato com essas descrições todas, e tenho ouvido muita coisa engraçada do povo daqui pelas ruas, tantas que nem me lembro ao final do dia, mas optei por fazer um diário de bordo mesmo. O que foge de tudo aquilo que eu tenho escrito antes.

Enfim, voltarei a ser o mesmo imbecil de sempre após esta viagem.

04-08-2008
Hoje de manhã eu vi um gato vomitando no milharal.

Fomos a Fátima (cidade religiosa, com o santuário e um monte de lojinhas pros fiéis torrarem a grana), Batalha (com o fantástico e colossal mosteiro da Batalha) e a Nazaré (uma praia belíssima).

Um comentário:

Gabi disse...

Também me impressionei com a pontualidade dos trens europeus. Eu, a Ju, a Lia e a Ana K. passamos um aperto por causa disso, como descrevi no meu blog, mas mesmo assim, acho super legal: você de fato consegue se programar e não perder tempo.
Depois quero que vc me conte sobre esses lugares que você visitou!
Ah, e fico feliz por vc estar resgatando o seu ambiente familiar... deve estar sendo muito bom pra vc!!! Se decidir mudar para Portugal, prometo que vou te visitar... É um dos países que mais tenho vontade de conhecer!