sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Luizinho, o crítico musical

Eu ouvi uma coisa tão legal nos últimos dias.

Como bom nerd que sou, eu costumo gostar de coisas bastante bizarras. Caso contrário não tem tanta graça. Por isso a MTV é uma porcaria (radical xiita que cospe na MTV! Grrr!).

“Diablo Swing Orchestra” é o nome do meu achado nestes últimos dias de tédio e melancolia (vejam só, até criei um blog!).

Parece que há uma historinha (fontes não lá tão confiáveis) que diz que por volta de 1501 existia uma orquestra sensacional na Suécia. As apresentações não eram muito usuais (classificadas como muito sedutoras e com músicas tocadas com explícita "paixão" para as pessoas...) e o estilo de vida dos seus integrantes era menos usual ainda para a época. Isso desagradou a Igreja, que, mais tarde no século 16, perseguiu e condenou à morte os integrantes. A orquestra foi denominada como “A orquestra do demônio”.
Segundo a lenda, as famílias dos integrantes fizeram um pacto para que seus descendentes retornassem a tocar juntos anos depois. Esse pacto foi passado em forma de uma carta por gerações até que dois destes “herdeiros” se conheceram de alguma maneira na própria Suécia e ressuscitaram o grupo em 2003. Alega-se que as partituras das canções originais foram apreendidas e queimadas em 1503.

Essa história é bem pouco crível... mas é tão legalzinha (no sentido mais ingênuo e estúpido da palavra).

Enfim, a música, que é o que realmente interessa e é o que tem de mais legal nesse rolo todo. Parece que os membros embutiram em uma coisa só influências de ópera, flamenco, clássico, jazz e heavy metal.
Além dos instrumentos típicos de uma banda de rock, há um violoncelista e a cantora é uma soprano que aplica empostações operísticas em muitas partes das canções. Além disso surgem flautas, pianos, cravos e vários “eteceteras” na salada.

Eu recomendo pra quem é meio pirado: www.myspace.com/diabloswingorchestra


2 comentários:

Anônimo disse...

Belas roupas.

Luizinho disse...

Eu disse que era bizarro!!! :o) Adoro essas bizarrices! :o)