domingo, 22 de maio de 2011

É meio complicado. Então tchau, SP.

Ando dando tchau para SP. São meus últimos dias por aqui. Reluto em partir. Uma parte de mim quer muito ficar.

Esbarrei nos melhores e piores professores. Nos melhores e piores relacionamentos. Nas pessoas mais perturbadas emocionalmente. Nas pessoas mais egoístas. Nas mais cultas e nas mais estúpidas. Nos melhores cinemas, teatros, shows e idéias. Foi por São Paulo que eu conheci mais gente do mundo todo. Foi por São Paulo que eu conheci a nossa miséria profunda e a nossa riqueza extrema. Eu mergulhei, literalmente, nas entranhas do lixo e do luxo disso tudo.

Isso tudo me consumiu até eu chegar no fundo do fundo. Na bebedeira, no descaso com os outros, no abandono de mim.

Morei em outras cidades, outros estados, e nesses tive armas apontadas para a minha cabeça, fui espancado, roubado e chamado, explicitamente, de diversos nomes nada bonitos. Trabalhei e me embebedei com assassinos e outros criminosos. Sempre entendi todos. Entendi. Essas relações sempre foram muito, muito simples.

São Paulo me mostrou as pessoas que eu não entendia. As que acabaram com o meu coração, as que me esfaquearam no fundo da alma, as que fariam tudo para subir um milímetro a mais depois de estarem além das nuvens. São Paulo me violentou de um jeito que eu achei que não poderia ser violentado. Me mostrou que a vida é mesmo uma novela absurda.

Agradeço de coração por isso. Hoje eu sei mais do mundo. Eu sei mais do homem.

Se eu perdi uma ingenuidade confortável e ganhei mais cabelos brancos, mais rugas e mais cansaço, eu também ganhei mais compreensão sobre o que podemos ser. Isso faz com que eu tenha menos raiva das pessoas.

Continuo com as mesmas dificuldades de viver no planeta. Mas não acho mais que somos o câncer do universo.

Somos só macacos que pensam que são grande porcaria (e sofrem por essa merda toda quando deveriam aproveitar enquanto podem).

Beijos, SP. Não me ligue. Já vou sentir saudade suficiente.

PS: Se você achar que me entende eu provavelmente vou rir da sua cara. Mesmo que entenda de verdade.

2 comentários:

Mari Lee disse...

São Paulo também sentirá saudades!
(pelo menos seus amigos de São Paulo)

:-*

Tonha disse...

eu tenho certeza que te entendo. e você sabe disso. te amo, tonho.